quinta-feira, 8 de maio de 2008

OS BENEFÍCIOS DOS INSTRUÍDOS

Deu na Folha :

Presos, Alexandre e Anna Carolina ficam isolados em DP;
defesa prepara habeas corpus
da Folha Online
Atualizado às 10h05


O casal Alexandre Nardoni, 29, e Anna Carolina Jatobá, 24, pai e madrasta da menina Isabella, 5, passaram a madrugada desta quinta-feira sozinhos em celas de duas delegacias de São Paulo. Ambos foram se entregaram na noite de ontem (7), horas depois de o juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri de Santana (zona norte), decretar a prisão preventiva do casal, acusado pela morte da criança.
A expectativa é de que a defesa apresente ainda hoje o pedido de habeas corpus para Alexandre e Anna Carolina, que agora são
réus no processo. De acordo com o advogado Rogério Neres de Sousa, um dos três que representam o casal, a defesa deve se reunir hoje e, com base na decisão do juiz, elaborar o pedido de liberdade.
Alexandre foi levado para a carceragem do 13º DP (Casa Verde, zona norte), onde há celas para homens com curso superior completo. Ele passou a noite sozinho na cela, que tem cerca de dois metros quadrados e um colchão.
07.mai.08/Folha Imagem
Com prisão decretada, Anna Carolina e Alexandre são levados para carceragem
Anna Carolina foi encaminhada para a carceragem feminina do 97º DP (Americanópolis, zona sul). De acordo com informações da delegacia, ela também ficou sozinha na cela, que não tem colchão ou chuveiro. Por volta das 10h desta quinta, ela foi transferida para outra unidade.

Ontem a noite, quando assisti, ao vivo pela Band news, a prisão do pai e da madrasta da Isabela Nardoni fiquei me perguntando porque a pessoa que tem nível superior tem direito a ficar em celas "especiais"? Assim como os políticos, que também possuem, entre tantos outros, mais esse benefício. É.. Já não basta os R$16 Mil de auxílio funeral?!

O problema do Brasil é exatamente esse. Poucos têm muito privilégios enquanto outros ainda passam fome. Uma pessoa que tem nível superior, seja lá qual for este diploma, é instruída o bastante para saber que ninguém têm direito de tirar a vida de ninguém. Muito menos de uma menina de apenas 5 anos. Mas não é só desse caso que me refiro. Na terceira fase fiz um estudo etnográfico na penitenciária masculina de Florianópolis, e um dos pontos que mais me surpreenderam foi o estado de calamidade em que os presos vivem. E a pergunta que eles me fizeram foi exatamente essa: "Por que eles não precisam pagar pelo que fizeram e eu preciso?" e uma frase de um dos presos que me chocou muito foi "Eu sei que fiz errado, e estou pagando.. mas porque alguém que rouba uma população inteira nunca vem parar na cadeia?". é isso que de vez em quando eu também me pergunto. Conheci lá pessoas que mataram, traficaram drogas, roubaram. Só que esses, são pobres. E por isso estão lá. As pessoas instruídas que cometem o mesmo erro que estes, ou as vezes piores, como o caso em questão, ficam em celas "especiais" ou as vezes nem ficam. É muita ironia. Quer dizer que os governantes do nosso país não investem na educação, e aí criam uma lei que permitem que pessoas de nível superior tenham particularidades quando matarem alguém? É, me parece que no mundo capitalista em que vivemos o crime de uma pessoa da classe média alta vale muito mais do que um crime de um pobre. Essa é a única explicação pra tanta desigualdade e tantos privilégios.

Nenhum comentário: